Tecnologias digitais na educação musical
Alexandre Henrique dos Santos
alexjazzbass@ig.com.br
André Gonçalves Castro
andrecastro_bass@hotmail.com
Flávia Guimarães
tasinhaguima@hotmail.com
Israel Rodrigues
isplr_batera@hotmail.com
Ailen Rose Balog de Lima
ailen.lima@hotmail.com
A educação musical objetiva, principalmente, fazer com que o indivíduo desenvolva a capacidade de sensibilização, bem como a compreensão da linguagem musical, fazendo-se presente desde os tempos mais remotos. Na Grécia antiga, por exemplo, Aristóteles definiu que a música agia diretamente na moral do ser humano e, por isso, devia ficar em poder do estado (GROUT, 1996).
No Brasil, especificamente, podemos dizer que a educação musical chegou com a colonização através dos primeiros jesuítas. O século XX foi marcado como um período de grande desenvolvimento em termos de educação musical, devido o aparecimento de diversos educadores tais como, Orff, Kodaly, Willens e Shaffer com suas diferentes metodologias voltadas ao ensino da música.
É válido ressaltar, também, que o educador, de uma maneira geral, deve adaptar sua metodologia à sua época. Com o advento da internet, houve um aumento das possibilidades relacionadas à pesquisa musical como também ao ensino à distância, o que faz do computador instrumento indispensável para o músico/educador, podendo ser usado como meio de gravação, composição, além de possibilitar o trabalho com matérias fundamentais para a música como solfejo e percepção musical. Sendo assim, na sala de aula o uso de playbacks, gravações ao vivo e filmagens auxiliam o professor a desenvolver competências que, em outras épocas, eram extremamente difíceis de alcançar ou quase impossíveis de se trabalhar.
Considerando todo esse desenvolvimento em relação à educação musical bem como o surgimento, a cada dia, de novas tecnologias, o