Complexidade
POS - MASTER EM MARKETING E GESTÃO COMERCIAL
Aluno: Clayton L. Trindade de Oliveira.
AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DA GESTÃO DA COMPLEXIDADE
A empresa LBR foi criada em 2011 com a união de duas das maiores empresas nacionais de Leite e Lácteos, a Leitbom e Bom Gosto. Seu portfólio possui marcas reconhecidas e consolidadas como a Parmalat. A união das duas foi subsidiada pelo BNDES.
O BNDES elegeu o projeto da LBR como “Campeões Nacionais”, ela iria mandar no mercado, ditar tendências, inovações, etc.
O projeto e o planejamento foram muito bem elaborados, a expectativa era enorme, a empresa estava com porte de gigante, porém, a execução não está acontecendo como o planejado, à empresa acumulou um prejuízo aproximado de 400 milhões de reais, as vantagens captadas no planejamento ficaram no papel e o dinheiro aplicado pelo BNDES foi gasto em seis meses. Entre os CEO’s havia visões diferentes, planejamento diferentes, administração diferente, um lado relutava em vender parte das fábricas e outro lutava para manter as fábricas que totalizavam 33 em todo o país.
Sem dinheiro para fazer ações de marketing em lançamento de novos produtos e sem estrutura para entregar o produto com a frequência exigida pelos compradores, a companhia não conseguiu distribuição numérica e espaço nos grandes varejistas. A intenção era sair da dependência do Leite puro, pois essa categoria possui margem baixa. Para se ter uma ideia, o abastecimento é realizado diariamente pelos produtores, com propriedades espalhadas por extensas áreas e isso encarece a captação.
Analisando a situação desde inicio, identificamos claramente a complexidade, pois não conseguimos prevê ou até mesmo projetar o que vai acontecer no futuro. A empresa LBR foi criada através de normas simples (união de duas empresas), realizado planejamento para ser a maior empresa nacional de Leite e Lácteos, porém, esse planejamento foi com base histórica e dentro da