Tecnicas de negociação - Atividade 8
Você está comprando um carro em uma loja e não conhece o vendedor, além do que é provável que não o encontre depois. Você está comprando o carro de um vizinho: a preocupação com o relacionamento já tem certa importância. Você está comprando o carro do seu pai e, provavelmente, o relacionamento importa mais do que o resultado dessa negociação. São situações bem diferentes, com um foco central comum, muito embora algumas pessoas tratem-nas da mesma forma. Qual das alternativas evidencia um princípio que diferencia os casos:
Resposta
Selecionada:
e.
O estudo eficaz do ambiente de negociação também é uma fonte de poder.
Resposta Correta: c. Estratégias podem e devem ser adaptadas.
Feedback
da resposta: Embora, por serem ideais gerais, que devam ser aplicadas sempre, no exemplo dado deve ficar claro que as estratégias utilizadas devem ser diferentes, ou adaptadas a cada situação específica, o que torna este princípio o foco central da questão. Você não irá lidar com um vendedor, um vizinho ou seu pai exatamente da mesma maneira.
Pergunta 2
A negociação estava tensa e o comprador irredutível na tentativa de “espremer” o vendedor. Quando este último fez mais um ajuste nos preços, o cliente sapecou: “esta é sua melhor oferta”? A pior coisa a se fazer nesta situação seria:
Resposta Selecionada: c. Reduzir de imediato ainda mais os valores cobrados.
Resposta Correta: c. Reduzir de imediato ainda mais os valores cobrados.
Feedback
da resposta: Como o objetivo do comprador em geral é explorar a flexibilidade e os limites de negociação da outra parte, responder com uma contraoferta imediata dá a certeza, ainda que ilusória, de que há espaço para que ele pressione ainda mais. A pior alternativa seria, então, ceder de imediato.
Pergunta 3
O vendedor sabia que sua cota ainda não tinha sido fechada e o final do mês se aproximava, onde um resultado ruim poderia significar não continuar trabalhando ali. Aquela negociação com o cliente