Tratando de Argumentação
O artigo tem como objetivo trazer citações de diferentes autores sobre dez das estratégias argumentativas juridícas segundo os autores: Antônio Henriques, Chaim Perelman, Lucie Olbrechts-Tyteca e Ingo Voese. Além de citar dois autores também contém um exemplo de casos acontecidos no país que gerou grande repercução são eles o caso: Eliza Samudio,o julgamento do Mensalão,caso Mércia Nakashima,e o caso Cláudia que foi arrastada pelo carro da Policia Militar. Em cada tipo de estratégia,trás um argumento de dois autores na área da argumentação juridica,fazendo com que o leitor saiba melhor aplicar a estratégia no dia a dia,já que a mesma é um dos objetivos aplicar na vida diária, principalmente dos futuros operadores do Direito ou os que são de fato.
DESENVOLVIMENTO
REGRA DE JUSTIÇA (a pari) Antonio Henriques diz que este argumento se domina por buscar aplicar a regra de justiça que estabelece tratamento igual a todo indivíduo ,em situações idêntica,impõe-se o mesmo tratamento.Os autores Chaim Perelman e Olbrechts-Tyteca designa-se que o argumento da regra de justiça é aquele que se baseia no tratamento igualitário a que devem ser submetidos indivíduos de uma mesma categoria Principio da isonomia.
Exemplo: Questionado sobre se as penas aos condenados no processo do mensalão Joaquim Barbosa foi criticado sobre a severidade nas penas, discordou: "ao contrário". Ele deu a entender que a Corte tem histórico de penalizar mais quem chamou de "pessoas comuns". "O Supremo chancela em habeas corpus coisas muito, mas muito mais pesadas", completou.
DE AUTORIDADE (ex auctoritate-ab auctoritate) Para Chaim Perelman O argumento de autoridade é utilizado para reforçar uma tese sustentada. Trata-se de trazer para o discurso uma opinião, no mesmo sentido da tese sustentada, de alguém respeitado pelo auditório. Ingo Voese parte, assim, do pressuposto de que a citação de outrem possibilita usar o prestígio e a autoridade do enunciante citado,