conceito
NOME: LEONARDO CAMPOS TOMAZ
RESENHA CRÍTICA DE ARTIGO
A TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA COMO PROCEDIMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DO DISCURSO
Autores:
ALBUQUERQUE, Alex da Cruz; SILVA, Daniele Alves da; CAPUCI, Jussara Melo de Castro e TURRA, Cláudia de Campos Dias. Artigo A teoria da argumentação jurídica como procedimento do desenvolvimento da prática do discurso
1 CREDENCIAIS DOS AUTORES
Cláudia de Campos Dias Turra é bacharel em letras e orientadora dos demais autores do presente artigo.
2 INTRODUÇÃO
No artigo sobre a teoria da argumentação jurídica como procedimento do desenvolvimento da prática do discurso, os autores tinham como objetivo principal destacar a importância de tais procedimentos argumentativos, sejam eles codificados ou não, para os profissionais que atuam na área jurídica, principalmente os advogados. O texto destaca aspectos constituintes da argumentação jurídica e sua composição teórica para ratificar a técnica necessária para elaboração de uma teoria coesa e coerente.
O artigo faz considerações sobre a importância da argumentação jurídica na formação e principalmente na carreira do profissional jurídico, uma vez que, toda e qualquer petição e solicitação judicial parte do pressuposto do convencimento a autoridade competente afim de influenciar a decisão e de fato ganhar a causa referente ao mérito julgado.
A referência apresentada pelos autores do artigo são evidentemente de grande relevância no âmbito jurídico e a ação linguística, ou seja, a oratória do requerente ou defensor deve ser muito bem fundamentada e sobretudo capaz de expressar as ideias de forma clara e coerente. Fazendo alusão à necessidade de otimização da exposição das ideias tem-se como referência principal quando em uma petição inicial o juiz da o devido indeferimento a mesma no caso de inépsia, que é a falta de clareza na exposição de ideias.
O destaque da importância da lógica nos