Resenha de um filme
O cenário: EUA. O ano: 2005. Nick Naylor (Aaron Eckhart) é o porta-voz chefe da Academia de Estudos do Tabaco, um grupo que defende os interesses dos conglomerados de cigarros dos EUA. E sua missão é convencer a mídia, e por conseguinte, a população, de que os males provocados pelo fumo não são tão corrosivos à saúde.
No filme podemos retratar o poder da argumentação e do convencimento através de um dialogo do pai com o filho " argumentar corretamente nunca se esta errado", tanto que o lobista Nick Naylor consegue de tal forma convencer a todos com sua argumentação mesmo se tratando de um debate tao polemico acerca dos maleficios do cigarro.( Esta fala se da na cena do pai auxiliando o filho no trabalho escolar sobre o gov americano).
Uma outra cena em para se destacar é a que o filho dia ao pai que nao convenceu a mae por base de negociação e sim usando um metodo argumentativo, baseado num metodoc contraditorio em que nao implica mostrar-lhe que ele estaria certo e sim ela como foco/objeto e que estaria errada. Dessa forma contraditoria o lobista também consegue sucesso ao convencer o ex personagem da propagando do Marlboro a ficar com o dinheiro e calar-se perante a midia.
O filme bem como o texto nos demosntra o processo de uma argumentação, suas estrategias e logicas, mostranto o papel do interelocutor em relação ao receptor,que nos faz concluir que a tarefa da argumentação é ter razão, uma forma sutil de