RESENHA FILME
KALIANI MATOS PIROLA
RESENHA DO FILME:
HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL, UM SÉCULO DE LUTA.
SALVADOR-BA 2014
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
KALIANI MATOS PIROLA
RESENHA DO FILME:
HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL, UM SÉCULO DE LUTA.
Resenha elaborada pela discente do 1° Semestre do curso de Nutrição 2014.2 – UNIFACS, solicitada pela docente Gabriela Prado ministradora da disciplina Práticas em Nutrição I.
SALVADOR-BA 2014
O filme História da Saúde Pública no Brasil, um século de luta, dirigido por Renato Tapajós, foi produzido em 2006, por iniciativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde e a Universidade Federal Fluminense.
O documentário retrata a história das políticas de saúde no Brasil e os vários movimentos ocorridos naquela época que marcaram grandemente a história da saúde pública no Brasil.
O filme inicia-se com a chegada do aparecimento de diversas epidemias como a febre amarela e cólera, e a criação das Santas casas de misericórdia. Como as epidemias estavam mexendo com o comércio nacional, dificultando assim, a entrada e saída de produtos nos portos do Brasil, o governo decidiu minimizar os efeitos da doença criando a vacinação obrigatória, caso alguém se manifestasse contra a ideia eram tratadas como inimigas da saúde pública.
A disseminação das epidemias era de grande interesse políticos controlar as doenças, pois prejudicavam a produção e a exportação do café com isso foi produzida vacinas com o objetivo de controlar as epidemias. A televisão foi trazida ao Brasil, com o objetivo de levar as informações mais rápidas e manipular de perto a população. Com isso veio também a censura na televisão, pois só era mostrado o que o governo deixa mostrar.
Foi criado as Caixas de Aposentadoria e Pensão, essas instituições eram mantidas pelas empresas