Estudo De Caso O Valente Jaco
Curso de Administração
Disciplina de Administração financeira
Professor Samir Bazzi
Alunas: Isabella Lustoza e Luisa Conrads
Estudo de Caso – O Valente Jacó
Analise o caso da Valente e responda: Quais as principais razões para o seu insucesso?
O principal objetivo da empresa Valente ao longo de sua história foi a maximização do lucro, e suas estratégias para que isso aconteça foram efetivas até o ano de 1996.
No ano de 1966 Jacó começou a investir muito em pouco tempo, e sem levar em consideração os acontecimentos econômicos do país, como a crise da dívida externa do Brasil, comprou um banco e inaugurou uma fábrica de eletrodomésticos.
Em 1980 Jacó tomou uma decisão importante sobre a restruturação das suas empresas, que foi equivocada, e perdeu muito dinheiro. Porém, objetivando a maximização do valor de Mercado e a riqueza dos acionistas as ações foram um sucesso e ele se tornou a maior empresa varejista do Brasil.
Em 1994 com a implantação do Plano Real no país, o acesso facilitado ao crédito à população, fez com que o poder de compra aumentasse. E Jacó se iludiu com os resultados positivos da empresa no ano de 1996 por causa do aumento das vendas a prazo e os financiamentos. No ano de 97 a situação bancária do país já estava prejudicada, a empresa buscava por alta captação, e os clientes cada vez mais procurando financiamentos e aumentando consequentemente a inadimplência fazendo com que a empresa reconhecesse uma PDD com um valor alto.
Porém, por falta de análise de planejamento financeiro, ignorando aspectos econômicos do país e do mundo e não preservando as riquezas dos stakeholders, a empresa começou a ter problemas financeiros em 1998. Pois a crise asiática refletiu nas taxas do brasil e a população se endividou cada vez mais, inibindo a renovação de empréstimos. E assim acarretando o fracasso da Valente.