Macroeconomia
AVALIATIVA DE MACROECONOMIA
1-
a) PIB (Produto Interno Bruto) é o valor de mercado dos bens e serviços produzidos em um país em um determinado período. Ele mostra o quanto um país está produzindo de riqueza e renda, portanto mede o crescimento econômico de uma nação.
b) A economia estará em expansão, pois de acordo com a evolução do PIB brasileiro, nos últimos anos (com exceção de 2009), o Brasil vem registrando índices positivos, dando confiança aos investidores.
2- Três conseqüências que a inflação pode provocar:
-Pode afetar as finanças públicas, pois corrói a arrecadação fiscal do governo;
-Aumenta os chamados custos de transação da economia;
-Elevadas taxas de inflação, em níveis superiores ao aumento dos preços internacionais, encarecem o produto nacional em relação ao produzido no exterior, o que desestimula a exportação.
3- X= exportações e M= importações, portanto X-M é o valor das exportações líquidas ou saldo da balança comercial. Se o valor das importações for maior que as exportações será ruim para o crescimento econômico, pois quanto mais se exporta, mais se produz, e mais a economia interna cresce.
4- É um tipo de inflação causada quando a demanda pelos produtos é maior que a oferta deles, desse modo haverá uma pressão no nível de preços.
Os instrumentos para controle desse tipo de inflação estão centrados na redução da demanda por bens e serviços. O governo pode agir de duas maneiras distintas: de forma direta, por meio da redução de seus próprios gastos, ou de forma indireta, recorrendo a políticas que reduzam o consumo e o investimento privado.