Macroeconomia
1. Observando as definições apresentadas nesta Unidade, como você conceituaria o campo da Macroeconomia?
Resp.: Macroeconomia é o estudo da economia de um modo geral, com bases nas variáveis econômicas agregadas, bem como a expansão e a retratação da economia. Como a economia é cada vez mais financeira as mudanças essenciais devem ser analisadas e compreendidas para que se possam projetar as tendências da economia.
2. Quais são as metas macroeconômicas?
Resp.: O alto nível de emprego, a estabilidade de preços, a distribuição justa da renda e o crescimento econômico.
3. Realize uma pequena dissertação do tamanho de uma lauda, comentando a evolução histórica das várias visões do campo da Macroeconomia.
Resp.: Podemos dizer que a evolução da macroeconomia aconteceu em dois períodos: antes e depois da crise de 1929 com a quebra da bolsa econômica de Nova York. O estudo dessa ciência é considerado novo ainda, mas estudando-a entende-se que ela surge fortemente baseada nos pensamentos de Keynes, onde ele tinha o conceito de que a condução da economia era de realizar curva de oferta em curto prazo.
A macroeconomia possui contribuição positiva para a estabilidade das sociedades, criando condições para o desenvolvimento socioeconômico. E devemos começar por nós mesmos, por nossas experiências pessoais para julgarmos algumas das assertivas da macroeconomia.
No passado houve um período conhecido como o da matematização da economia, onde se acreditava que a economia poderia ser como a física, um entendimento da natureza a partir das leis matemáticas, sem aplicações práticas. Podemos perceber que em cada período histórico apresentaram-se problemas econômicos diferentes e por isso de nada valia uma definição abrangente se a cada vez o problema se apresentava de maneira particular.
Essa ciência teve sucessos e fracassos, e na condução da economia de qualquer país isto também ocorre assim cada economista tinha sua opinião própria. As ações dos macros