Mediação de Conflito na Escola
Isadora Bispo dos Santos 1 Veronica de Jesus Prince Neves2
Silvia Lopes da Luz 3
1 INTRODUÇÃO O ambiente escolar é um local onde a socialização entre os indivíduos se dá de forma muito próxima e esse convívio perpassa por mobilização, sentimentos, laços afetivos, e emoções. Há determinadas situações em que pode chegar a confrontos entre alunos, que decorrem de agressão física ou psicológica, bullying, dentre outros.
Diante do conflito é preciso que sejam tomadas algumas providências prudentes e, acima de tudo, respeitosas para com ambas as partes, estando de acordo com o quadro social e psicológico de cada um até mesmo avaliando seu contexto sócio-cultural fora da escola, objetivando a busca de elementos para subsidiar a mediação e resolução de conflitos dentro da escola.
Para que os conflitos no ambiente escolar sejam sanados, urge a necessidade de profissionais capacitados e embasados de saberes sobre prevenção da violência, ética e princípios de mediação, os docentes devem estar imbuídos somente desta tarefa, deixando a sala de aula, como forma de sua nova atribuição educativa.
O presente resumo fará uma breve abordagem acerca da mediação de confrontos no ambiente escolar e quais os caminhos para solucioná-los de forma alternativa e sem resultados traumáticos ou até mesmo litigiosos.
2 CAMINHO PARA SOLUÇÕES ALTERNATIVAS NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
As desavenças estão presentes no cotidiano de todos, portanto, mediar é um trabalho que está em constante movimento, requer acompanhamento, vigilância. A Mediação colabora na busca de reconhecimento do que é adequado ou inconveniente. Segundo Walsir Edson Rodrigues Júnior (2007, p.40):
Os conflitos, de modo geral, são associados a frustrações de interesses necessidades e desejos, que podem, ou não, levar o sujeito a algum tipo de reação, evidenciando que os conflitos encerram em si uma dimensão cognitiva e outra afetiva, tanto nos de ordem