planejamento estrat gico GILBERTO
O planejamento estratégico é definido como ações de mudanças nas organizações sejam quando tem algum ponto fraco ou algum ponto forte para serem otimizadas através de objetivos bem definidos. O grande limite deste planejamento está em retirar as ações do papel para colocá-las em prática e obter o resultado esperado através do seguimento das ações definidas.
O grande desafio deste planejamento também é retirar todo o planejamento estratégico do papel e colocá-lo em prática de forma mais efetiva e prática para que a organização não sofra consequências graves neste tipo de mudança. Na verdade o desafio maior também é fazer tudo isso com a organização a todo vapor. É o que chamamos popularmente de trocar o pneu do carro com ele em movimento.
Um grande limitador dos planos estratégicos, além de estar com a organização em funcionamento, ainda tem o fator primordial que é o tempo gasto para realização e implantação dos objetivos bem como as análises dos resultados obtidos. Por exemplo, no caso de uma empresa produtora de laranja, – considerando que são precisos três anos em média para a colheita e ainda disponibilizar matéria prima; 1 a 2 anos para planejar pode parecer pouco, se, além disso, a intenção for projetar e construir uma fábrica, o plano precisará ser necessariamente de longo prazo.
Se uma organização obtém alguma informação privilegiada, como queda ou ascensão de alguma ação no mercado, vivendo no sistema capitalista predador, qual será a atitude que ela terá? Estrategicamente vai se posicionar da melhor forma na qual não sofra com estas intemperes e sim tire o melhor proveito possível.
Outro dito popular para o planejamento estratégico é fazer do limão uma