Sistemas agroflorestais
CURSO DE AGRONOMIA
FERNANDO SUIDER
TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
UNIÃO DA VITÓRIA - PR
2015
FERNANDO SUIDER
SISTEMAS AGROFLORESTAIS
Trabalho da disciplina de metodologia científica realizado na área de Sistemas Agroflorestais, do curso Agronomia, das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu de União da Vitória, como requisito parcial, para obtenção de nota e aprovação na disciplina.
UNIÃO DA VITÓRIA - PR
2015
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVOS 5
2.1 Objetivo Geral 5
2.2 Objetivos Específicos 5
3 JUSTIFICATIVA 5
4 REVISÃO DE LITERATURA 6
5 SISTEMAS AGROFLORESTAIS 12
5.1 Sistema Silviagrícola..............................................................................................................12
5.2 Sistema Silvipastoril 14
5.3 Sistema Agrossilvipastoril 17
5.3.1 Quintal Agroflorestal 18
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
1 INTRODUÇÃO
A prática do cultivo da terra com a associação de múltiplas espécies em uma mesma área, sendo ela dada com interação entre árvores e plantas agrícolas, provavelmente ocorreu juntamente com os primórdios da agricultura. Tais modelos de associação, são exemplos de exploração de produtos agrícolas e florestais, disseminados na maior parte dos solos agricultáveis do mundo. (BROOKFIELD & PADOCH, 1994)
Estudos realizados em relação ao efeito das associações de espécies no campo da palinologia, com base em registros de pólen de árvores e outras plantas cultivadas, apontam para a existência dessa prática há pelo menos 1.300 anos. (BROOKFIELD & PADOCH, 1994)
A partir dos anos 70, já com a denominação amplamente reconhecida de agrossilvicultura ou de sistema agroflorestal, sendo essa embasada por bons resultados de experimentação em condições de campo, a atividade ganhou espaço no plano mundial como um conjunto de técnicas de manejo dos solos potencialmente capaz de favorecer o desenvolvimento rural. (BROOKFIELD