Sistemas Agroflorestais
Sistemas Agroflorestais
ACADEMICOS:
Wesley André Berger, João Gabriel Pinto 1ºC
Trabalho apresentado ao profº Patrikk John Martins na disciplina de Agroecologia para obtenção de nota parcial referente ao 1º bimestre do 1º semestre de Engenharia Agronômica.
GUARAPUAVA
2015
Sistemas Agroflorestais
Sistemas agroflorestais são formas de uso ou manejo da terra, nos quais se combinam espécies arbóreas (frutíferas e/ou madeireiras) com cultivos agrícolas e/ou criação de animais, de forma simultânea ou em sequência temporal e que promovem benefícios econômicos e ecológicos. Os sistemas agroflorestais ou agroflorestas apresentam como principais vantagens, frente a agricultura convencional, a fácil recuperação da fertilidade dos solos, o fornecimento de adubos verdes, o controle de ervas daninhas, entre outras coisas.
Os sistemas trazem uma série de vantagens econômicas e ambientais:
Algumas vantagens dos sistemas agroflorestais são a integração da floresta com as culturas agrícolas e com a pecuária oferece uma alternativa para enfrentar os problemas crônicos de degradação ambiental generalizada e ainda reduz o risco de perda de produção. Outro ponto vantajoso dos sistemas agroflorestais é que, na maioria das vezes, as árvores podem servir como fonte de renda, uma vez que a madeira e, por vezes, os frutos das mesmas podem ser explorados e vendidos. A combinação desses fatores encaixa as agroflorestas no modelo de agricultura sustentável.
Outras vantagens são:
Custos de implantação e manutenção reduzidos;
Diversificação na produção aumentando a renda familiar, assim como a melhoria na alimentação;
Melhoria na estrutura e fertilidade do solo devido à presença de árvores que atuam na ciclagem de nutrientes;
Redução da erosão laminar e em sulcos;
Aumento da diversidade de espécies;
Recuperação de áreas degradadas.
Desvantagens dos Sistemas Agroflorestais
O manejo é um pouco mais complicado.
Os conhecimentos dos agricultores e