Sistemas Agroflorestales
Autor: Germán Alonso Vélez (UniSur, Bogota, Colômbia))
Tradução: Teldes Albuquerque (LEIA)
Definição
O sistema agroflorestal é uma unidade produtiva composta de plantas e animais que são articuladas para obter o maior benefício.
Modelos agrícolas
Monocultivos: Unidade agrícola com a produção de um único produto.
Cultivos associados: Combinam distintas espécies de produto em um mesmo terreno. Ex Café com leguminosas. Rotacional: Alternar através do tempo e sobre o mesmo terreno diferentes tipos de cultivos. Ex
Plantar mandioca, feijão e soja em intervalos diferentes. • Intercalados: Dois ou mais cultivos de semeadura simultânea no mesmo terreno seguindo um ordenamento de alternância dentro de cada fileira de cultivo ou entre fileiras. Ex. Cultivo em corredores onde a semeadura é feita num cultivo anual ou frutas intercaladas com franjas de leguminosas.
• Policultivos: Desenvolve uma ampla gama de cultivos diferentes. Ex. Sistemas Agroflorestais indígenas onde na mesma área agrícola se cultiva mais de dez espécies diferentes.
Agroflorestais simultâneos
Sustentabilidade
É a medida da habilidade do agroecosistema para manter a produção ou através do tempo, considerando as restrições ecológicas e pressões socioeconômicas.
A produtividade nos sistemas agrícolas não pode ser aumentada indefinidamente e apresentam um ponto de equilíbrio de manejo com os aspectos ambientais.
Estabilidade
Manter constante a produção com baixo grupo de condições ambientais, econômicas e de manejo.
A estabilidade pode ser de manejo, econômica e cultural.
• Considera: Componentes abióticos (sem vida): energia, o clima, as características físicas do solo e as características fisiograficas da paisagem.
• Componentes bióticos de um sistema agroflorestal esta composto por plantas, animais e pelo homem (aspectos sociais, culturais e econômicos).
Características principais dos sistemas