Metodos
“Obrigado Por Fumar”
Thauã Rangel.
O filme de Obrigado por Fumar é uma produção que critica a indústria do cigarro e do tabaco, todos os dialogos são focados no poder da argumentação, onde para conseguir qualquer coisa eles tem algum tipo de argumento que combata a opinião do outro. O filme é um estudo sobre o poder da palavra, esse estudo, basicamente, preocupa-se em analisar a estrutura da argumentação, os recursos discursivos, a técnica que utiliza a linguagem para persuadir, convencer e influenciar comportamentos.
Na realidade o enredo do filme não é totalmente sobre o cigarro, mas sim sobre o poder da argumentação, distinguindo o convencimento da persuasão. Argumentar é por do ponto de vista do interlocutor motivando-o a adesão seja pelo envolvimento racional ou emocional.
No filme podemos retratar isso através de um dialogo do pai com o filho “argumentar corretamente nunca se esta errada", tanto que o Naylor consegue de tal forma convencer a todos com sua argumentação mesmo se tratando de um debate tão polemico acerca mal que o cigarro faz. Podemos ver também essa argumentação tão explicita no diálogo do filho com a mãe, quando ele pergunta o porquê ela não quer deixar ele viajar com o pai, e após a resposta de forma deslumbrante ele argumenta e consegue persuadir a resposta da mãe, dessa forma contraditória Nick Naylor também consegue sucesso ao convencer o antigo garoto propaganda da Marlboro a ficar com o dinheiro e calar-se perante a mídia.
O filme bem como o texto nos demonstra o processo de uma argumentação, suas estratégias e lógicas, mostrando o papel do interlocutor em relação ao receptor, que nos faz concluir que a tarefa da argumentação é ter razão, uma forma de manipulação.