tecnicas argumentativas
Dados Gerais
Curso
Licenciatura em Química Turno: matutino
Disciplina
Leitura e Produção Textual LPT0001 Professora: Maristela S. B. Severino
Acadêmico(a)
Isadora Jorge Velloso
Análise do Texto
Referência Completa
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Nem tudo que parece é: entenda o que é plágio. Cartilha elaborada pela Comissão de Avaliação de Casos de Autoria (biênio 2008-2010). Niterói: Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS), Departamento de Comunicação Social. Disponível em:
. Acesso em: 4 set. 2014.
Palavras-Chaves do Texto (3 a 5 palavras-chave)
Plágio
Integral
Parcial
Conceitual
Licenças
Conforme Nery et al (p.2, 2008-2010) a cartilha “nem tudo o que parece é: entenda o plágio” aborda do que se trata o plágio, como evita-lo, punição por usa-lo e ferramentas de licenças.
Os autores defendem que os alunos na universidade devem ser capazes de articular as idéias de outros com suas próprias idéias. Para que isso aconteça é importante que os alunos explicitem, em seus trabalhos acadêmicos exatamente o que estão usando desses autores, isto é, o que os mesmos estão propondo.
De acordo com o código civil art. 524 a lei assegura ao proprietário o direito de usar, gozar e dispor de seus bens, e de reavê-los do poder de quem quer que, injustamente os possua. No código penal os artigos 7,22, 24, 33, 101 a 110 e 184 a 186 argumentam sobre o crime contra o Direito Autoral. O autor pode entrar na justiça com ação indenizatória. As penalidades variam de multas até a reclusão.
Em seguida informam os três tipos de plágio citando exemplos e corrijindo-os. O plágio integral é aquele que o aluno copia na íntegra e sem citação a obra de outro autor. O plágio parcial é aquele que contém apenas paragrafos ou frases na íntegra de diferentes autores ainda sem citar a fonte. O plágio conceitual é quando mesmo o texto é