Análise de manuais que orientam o docente quanto ao estudo da argumentação
PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE MANUAIS QUE ORIENTAM O DOCENTE QUANTO AO ESTUDO DA ARGUMENTAÇÃO
CURSO DE LETRAS
Cachoeira do sul
2006
PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE MANUAIS QUE ORIENTAM O DOCENTE QUANTO AO ESTUDO DA ARGUMENTAÇÃO
Trabalho de Conclusão de Curso, da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, orientado pela professora Lisane Félix Veloso, para obtenção de título de licenciatura em Letras.
Cachoeira do Sul
2006
Não se pode mudar tudo aquilo que se enfrenta, mas nada pode ser mudado sem que seja enfrentado.
Franklin Delano Roosevelt
Dedicatória
A todos que, com sua presença expressiva, incentivaram-me para a realização deste trabalho.
Agradecimento
A Deus que, com sua força superior, me iluminou nos momentos em que necessitava.
À mestre Lisane F. Veloso pelas orientações e paciência com que sempre me acolheu.
Aos professores que sempre souberam indicar o caminho em meus estudos. Aos meus familiares pela compreensão e incentivo.
RESUMO
As produções de cunho argumentativo têm sido alvo de preocupação no Ensino Médio, especialmente pelo compromisso com o gênero textual “redação de vestibular”. Sendo assim, é importante verificar se os manuais apresentam um bom embasamento teórico para o ensino-aprendizagem de redação. É relevante a tentativa de desenvolver o senso crítico dos alunos para que eles tenham eficiência nas suas relações pessoais e profissionais. A produção textual é muito importante para o desenvolvimento dos alunos e deve ser trabalhada através de atividades que promovam o raciocínio. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de cunho exploratório por envolver pesquisa bibliográfica e realizou-se com o objetivo de comprovar se os manuais orientam o docente quanto ao estudo de argumentação. Após o levantamento bibliográfico foram coletados diferentes posicionamentos de diversos autores, para servir de embasamento na análise de manuais de