A oralidade no livro didático
Bruno Ávila2
Eloisa Merigueti
Lorena Franco
Maria de Lourdes
Sirley Santos
Vanessa Gomes
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar teoricamente, se a oralidade é trabalhada nos livros de didáticos, buscaremos entender como o PCN, para o Ensino de Língua Portuguesa, trata o tema e abordaremos alguns aspectos da questão oralidade x escrita e suas implicações no ensino de língua portuguesa do ponto de vista de estudiosos do assunto.
Palavras-chaves: Oralidade - Livro didático - Ensino de língua portuguesa.
Abstract: This work has the objective to analyze theoretically the orality is processed in the books of teaching, seek to understand how the PCN for the Teaching of Portuguese Language, is the subject and discuss some aspects of the question written orality x and its implications in teaching Portuguese point of view of researchers.
keywords: Orality - Textbooks - Teaching of Portuguese
Introdução
A oralidade tem sido bastante questionada por profissionais da área, pois não se observam nas escolas a importância da linguagem, suas diferenças e relações. A escola enfatiza a escrita, a gramática, esquecendo que a linguagem oral é o elemento de comunicação mais utilizado pelos indivíduos, pois a fala se adquire muito antes de se ingressar na vida escolar.
Nas últimas décadas tornou-se mais expressivo, no meio linguístico, o número de trabalhos que priorizam a linguagem oral. Prova disso é a relevante preocupação verificada com a questão da oralidade no que tange ao aprendizado da língua materna, na escola.
Referencial Teórico
O ponto de maior importância no trabalho com a oralidade é refletir sobre a variação linguística e desenvolver as capacidades cognitivas, devido à demonstração de adequações de uso, além de combater preconceitos relacionados ao comportamento e à linguagem humana, analisamos textos e materiais didáticos buscando compreender como a oralidade é trabalhada em diversos seguimentos