TECNICAS ARGUMENTATIVAS
2.1. O ARGUMENTO DA COERÊNCIA
O conceito de Coerência refere-se ao nexo entre idéias, acontecimentos, circunstâncias. A Coerência textual é a relação existente entre as partes do texto, é o vínculo entre as idéias expostas nele. Devemos levar em consideração o contexto, pois esse determina a interpretação, levando em conta a intenção comunicativa, bem como os objetivos. Concluímos que um texto coerente é aquele do qual é possível estabelecer sentido, ou seja, Coerência é a ausência de contradições em um texto.
Exemplos: Foi um verdadeiro milagre! O menino caiu do décimo andar e não sofreu nada muito grave, houve apenas alguns arranhões nos braços e nas pernas, mas passa bem e já está em casa com sua mãe.
2.2. O ARGUMENTO DA RECIPROCIDADE
É a característica do que é recíproca, uma troca equivalente entre duas entidades, grupos ou pessoas. O Caráter de Reciprocidade é o respeito pelo que é mútuo, com a ideia de partilha ou de retribuição.
Exemplos: Pedro conheceu uma garota da qual se chamava Júlia, eles se conheceram melhor e Pedro interessou por Júlia, logo depois ela também se interessou pelo garoto, eles se apaixonaram e estão juntos até hoje.
2.3. O ARGUMENTO DE TRANSITIVIDADE
É uma propriedade formal de certas relações que permite passar da afirmação de que existe a mesma relação entre os termos a e b entre os termos b e c, à conclusão de que ela existe entre os termos a e c: as relações de igualdade, de superioridade, de inclusão, de ascendência são relações transitivas. Exemplos: Se o meritíssimo Sr. Juiz de Direito Luis Otávio Nunes tem mais experiência e julgamentos na área penal que o meritíssimo Sr. Juiz de Direito Carlos Alberto Pontuer , logo o Sr. Nunes fará melhor o julgamento.
2.4. O ARGUMENTO DE COMPARAÇÃO
O objetivo de comparar enquadrando uma imagem ou a versão de um fato dentro de uma sequência hierarquizadora que inclui outras imagens ou versões, ou seja,