Metodo Rugai
Planos Corpóreos, Cortes e Linhas Radiológicas.
parte da terminologia médica. Para faze compreender, é preciso se expressar claramente, empregando os termos apropriados da forma correta. Embora existam os termos comuns e coloquiais que designam as partes do corpo, deve aprender a terminologia anatômica e radiológica internacional, que permite a comunicação precisa entre profissionais de saúde e cientistas do mundo todo.
Posição Anatômica Todas as posições anatômicas são expressas em relação a uma posição anatômica constante, garantindo que as descrições não sejam ambíguas. Ao descrever pacientes (ou cadáveres), deve-se visualizar mentalmente essa posição estejam eles em decúbito lateral, dorsal (deitados de costas) ou ventral (de barriga para baixo). A posição anatômica refere-se á posição do corpo como se a pessoa estivesse de pé, c de plano mediano. om:
A cabeça, o olhar e os dedos voltados anteriormente (para frente),
Os braços ao lado do corpo, com as palmas voltadas anteriormente, e.
Os membros inferiores próximos, com os pés paralelos.
Esta posição é adotada mundialmente para descrições anatômicas, usando essa. Posição e a terminologia apropriada pode relacionar com precisão uma parte do
Corpo a qualquer outra parte.
Planos
As descrições anatômicas e radiológicas baseiam-se em quatro planos imaginários (mediano, sagital, frontal e transverso que cruzam o corpo na posição anatômica).
Plano Mediano: plano vertical que corta o corpo longitudinal divide o corpo nas metades exatamente igual direita e esquerda. O plano define a linha mediana da cabeça, pescoço e tronco, onde cruza a superfície do corpo, ou seja, passa pela linha média do corpo.
Plano Sagital: são planos verticais que atravessam o corpo paralelamente ao plano mediano. Divide o corpo em duas partes, direito e esquerdo.
Planos