Staphylococcus aureaus provas de identificação

1205 palavras 5 páginas
1 INTRODUÇÃO
A coloração de Gram, primeiramente descrita por Christian Gram (1884) e posteriormente adaptada por Hucker (1921), é amplamente utilizada na diferenciação morfológica e de propriedades tintoriais da bactéria. A coloração de Gram permite separar as bactérias em duas classificações de acordo com a composição da parede celular (peptideoglicano). A coloração de Gram é responsável por identificar se a bactéria é Gram positivo (+) ou negativo (-) observando as propriedades tintoriais; Identificar a morfologia das bactérias (Ex: cocos ou bacilos); Identificar primariamente microrganismos fastidiosos (bactérias com necessidades nutricionais complexas) ou frágeis (que não sobreviveriam ao transporte do local da coleta até o laboratório).
Elas necessitam de um número alto de microrganismos para visualização e não coram em bactérias sem parede celular (ex: micoplasma).
Outro método de identificar se o Gram é positivo ou negativo é por meio de catalase a onde ela permite separar os estreptococos catalase negativa de outros cocos Gram-positivos produtores de catalase, por exemplo, estafilococos. A enzima catalase converte o peróxido de hidrogênio em oxigênio e água. A liberação do oxigênio se observa pela formação de bolhas.Após o isolamento das enterobactérias em placa de Petri, realiza-se a sua identificação através de provas bioquímicas, seguidas ou não de provas sorológicas. A série bioquímica é composta de doze provas analíticas, das quais algumas podem ser feitas em conjunto num único tubo de ensaio, e outras devem ser feitas separadamente. Essas provas verificam basicamente a presença de determinadas enzimas, emissão de gás e motilidade. A partir da comparação dos resultados de todas as provas, verifica-se o gênero bacteriano analisado.
O meio IAL / Rugai foi elaborado para triagem de enterobactérias e consiste de nove provas em apenas um tubo de ensaio: indol (tampa), fermentação da sacarose, fermentação da glicose, produção de gás, fenilalanina,

Relacionados