Metodo De Rugai
Grupo: Andréia Liliane, Erica, Kênia Vital, Natália Dutra, Renata Bélicia, Riza Guiler.
FACULDADE PITAGORAS-HORTO
2015
Introdução: O método Rugai foi desenvolvido por RUGAI, MATTOS & BRISOLA em 1954, segue o mesmo princípio do método de Baermann-Moraes, porém mais simplificado, permitindo a detecção de larvas vivas, estimuladas pelo calor brando, este procedimento é simples e eficiente para pesquisa de larvas de Strongyloides stercoralis nas fezes e também de Ancilostomídeos.
Objetivo:
E usado para pesquisa de larvas presentes em fezes frescas, em cultura ou pesquisa de focos de larvas infectantes no solo, porém de execução mais fácil.
Procedimento:
Retirou-se as fezes do recipiente que a acondicionava, em seguida foi envolvida em uma gaze dobrada em quatro, fazendo uma pequena “trouxa”, logo após colocou-se o material preparado com a abertura voltada para baixo em um cálice de sedimentação contendo água aquecida (45ºC), em quantidade para entrar em contado com as fezes, deixando em repouso por 1 hora. Após retirou-se cuidadosamente a trouxa do cálice, imediatamente colheu-se o sedimento do fundo do mesmo com ajuda de um canudo, levando para ser examinado no microscópio com a objetiva de 10x, seguindo pingou-se uma gota de lugol e foi observado com a objetiva maior para identificação.
Conclusão:
Referências bibliográficas:
Araújo FR, Crocci AJ, Rodrigues RGC, Avalhaes JS, Miyoshi MI, Salgado FP, Silva MA, Pereira ML. Contaminação de praças públicas de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, por ovos de Toxocara e Ancylostoma em fezes de cães. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 32: 581-583, 1999.
Rugai E, Mattos T, Brisola A. Nova técnica para isolar larvas de nematóides das fezes - modificação do método de Baermann. Revista do Instituto Adolfo Lutz 14: 5-8, 1954.