tecnica de negociação
“O avanço do investimento, especialmente em logística e infraestrutura, somado a esforços de qualificação da mão de obra, deve-se traduzir em ganhos de produtividade para a economia brasileira”, disse ele a investidores, durante na Conferência Macro Global no Brasil, promovida pelo banco Goldman Sachs, em São Paulo.
Em relação ao cenário doméstico, Alexandre Tombini afirmou que o crescimento em 2013 foi marcado por uma alteração na composição da demanda, com ampliação dos investimentos e moderação do consumo das famílias.
Sobre a inflação, Tombini disse que o BC tem agido para assegurar sua convergência à trajetória de metas e que os efeitos da política monetária são cumulativos e se manifestam com defasagens. Finalizando, ressaltou que a política monetária no contexto atual deve se manter especialmente vigilante.
QUIVOS MENSAIS:FEVEREIRO 2014
Cenários Econômicos e Perspectivas 2014
Publicado em 27 de fevereiro de 2014
Quando analisamos o cenário macroeconômico de qualquer economia, devemos sempre ter em mente o tripé que compõe as políticas econômicas de qualquer nação: política fiscal, política monetária e política externa (aquela que compreende a taxa de câmbio e o balanço de pagamento). Em todas elas, encontramos um cenário de dificuldades.
A maior evidência a respeito desse cenário desalentador é o fraco desempenho da economia brasileira nos últimos anos. A expectativa é de que o PIB em 2013 fique aquém dos 2,0% e que em 2014 fique em 1,7%. Dessa maneira, o desempenho acumulado no quadriênio 2011-2014 ficará em aproximadamente 7,7%, bastante parecido com o desempenho de 2010. E todos sabemos que esse crescimento está bastante aquém das necessidades do país.
Outra evidência a respeito dos problemas econômicos nacionais e que não