adrenoleucodistrofia
O cérebro humano contém uma camada externa de substância cinzenta, onde a maioria dos neurônios estão localizados, e uma massa branca mais interna, que contém os axônios ou filamentos que ligam as células nervosas com o resto do corpo. Os axônios são envolvidos por uma substância gordurosa e branca chamada de bainha de mielina que atua como proteção e permite que os impulsos sejam conduzidos rapidamente.
O gene afetado, denominado gene ADL, e que codifica a proteína ADL encontra-se localizado no braço longo do cromossomo X. Os níveis de AGCML são obtidos por cromatografia gasosa no plasma e/ou fibroblastos da pele após cultura. O diagnóstico bioquímico baseia-se no aumento significativo do nível do ácido hexacosanoico (C26), das razões ácido hexacosanoico/ácido docosanoico (C26/C22) e ácido tetracosanoico/ácido docosanoico (C24/C22).
O padrão de herança em leucodistrofia serão X-unido ou sexo-unido, ocorre a desordem porque só a mãe é portadora do gene deficiente. Se uma mulher é portadora, então, em média, uma e meia das suas filhas também serão portadoras, enquanto o outro meio será completamente normal. Para uma desordem de sexo-unido, se um homem afetado for portador do gene deficiente e possuir filhos, todos os filhos dele serão completamente normais, mas todas as filhas dele serão portadoras. Lubs, Krajicek e Tearney (1977)
A insuficiência supra-renal e o envolvimento neurológico determinam a expressão clínica da doença. Consoante os órgãos alvo atingidos e a idade de