mitos e lendas indígenas
As lendas e mitos indígenas são histórias fantásticas cheias de mistério sobrenatural, ligadas à feitiçaria e à magia.
Nas nações indígenas essas histórias são muito importantes, possuem o poder de doutrinar os índios jovens e arredios. Algumas dessas histórias foram criadas a partir de fatos verídicos, acontecidos nas regiões onde viveram seus heróis antepassados, que se sobressaíram dentre os membros de sua tribo, pelo poder, beleza, bondade, caridade, ou outros feitos, e tornaram-se encantados.
Outras se referem à flora e fauna da região, pois segundo suas crenças, tanto as plantas como os animais, os rios, os igarapés, os lagos, as cachoeiras e o mar, possuem os seus protetores que exigem respeito e inspiram temor
Existem milhares de lendas e mitos Indígenas.
- O Jurupari ou Anhangá; - Icamiabas; - Begorotire: o homem chuva; - Sinaá: inindação e o fim do mundo; - Poronominaré: o dono da terra; - Iguaçu: as cataratas que surgiram do amor; - Kuat e Iae: a conquista do dia; - Xingu: a formação das tribos; - Igaranhâ: a canoa encantadora; - O menino e a onça; - Iamuricumas: as mulheres sem o seio direito; - Mayutsinim: o primeiro homem; - Arutsãm: o sapo astucioso; - Muiraquitã; - Irapuru: o canto que encanta; - Iamul umulu: a formação dos rios; - Coacyaba: o primeiro beija flor; - Mururu: a estrela dos lagos; - A lenda da Iara; - Curupira; - Caipora; - O dilúvio Tupinanbá; - A Assembléia dos Waí-masã; - Kamaueni; - O Jurani; - O Mito do Diabo sem Cu; - Entre outras.
Algumas dessas lendas e mitos não são conhecidas somente na cultura indígena, podemos citar nesse caso a lenda da Yara, (veja a baixo) que já faz parte da cultura popular, mas isso não acontece com todas.
A LENDA DA YARA
Contam que há muito tempo atrás, em uma tribo, vivia um jovem índio muito forte e bonito chamado Jaguarari. Adorava remar e pescar e estava sempre contente. Toda a tribo gostava muito dele. Certo dia, Jaguarari saiu bem cedo para