Mitos brasileiros
ESTUDO DOS MITOS DO POVOS ANTIGOS
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentado um estudo sobre a cultura africana e a brasileira, objetivando a mitologia desses povos antigos. No processo de conhecer os fenômenos da natureza e da vida, as sociedades primitivas se depararam com questionamentos, os quais são naturais a mente humana. O primeiro esforço da humanidade para responder essas perguntas foi o mito, predecessor da filosofia. Por conseguinte, esse é considerado a forma mais antiga de conhecimento.
MITOLOGIA AFRICANA E BRASILEIRA
O mito, um termo derivado do grego mythos, é a representação fantasiosa da realidade, cujo escopo é interpretar a mesma e a mitologia é um conceito criado após o surgimento da filosofia. Entende-se que apesar de não satisfazer a razão, a explicação mítica foi de extrema importância para o desenvolvimento da ciência e da filosofia e para o aprofundamento da religião, uma vez que foi a procura autêntica do ser humano pelo esclarecimento das coisas e suas causas, através da observação, criatividade e personificação da natureza.
Na prática, as narrativas míticas são tradições que fazem parte do exercício de educar, pois chamam a atenção das crianças e jovens para princípios éticos que vão inseri-los na história da comunidade, trazendo uma lição de moral nas entrelinhas, o que resguarda cultura e costumes de forma hereditária e em uma versão contextualizada da realidade.
No universo africano a tradição mitológica é preservada oralmente, pautada nos valores e compartilhada como patrimônio da herança ancestral. Assim como no universo brasileiro, que diferencia-se pela sua origem multicultural,construída pela confluência de crenças indígenas, portuguesas e inclusive africanas.
SOBRE MITOS AFRICANOS A cultura da África antiga é tão diversificada como o seu ambiente natural ao longo dos milênios, lar de inumeráveis tribos. Todas ou quase todas acreditam basicamente no Ser Supremo,