3 Tendências estruturais capitalistas
- Luta de Classes entre Capitalistas e Trabalhadores
O trabalhador que vende sua força de trabalho para poder sobreviver na sociedade busca uma vida mais digna, mas a exploração do sistema capitalista faz com que eles sejam explorados para a geração de lucro.
Desde muito tempo o trabalhador era considerado como um escravo que vivia para trabalhar pois além das más condições de trabalho, tinham uma alta carga horária de trabalho e um salário que mal dava para o seu sustento, mas com o tempo foram conquistando direitos importantíssimos como uma menor jornada de trabalho e salários mais justos. Muitas dessas conquistas vieram por meio de revoluções que mudaram a história de países como por exemplo a revolução Russa.
Por mais que tenham conseguido várias conquistas, os trabalhadores ainda são explorado pelo sistema capitalista, pois esse sistema apenas visa o lucro e desconsidera as limitações humanas gerando doenças ocupacionais e acidentes de trabalhos, criando um obstáculo na vida do trabalhador e na busca de seus direitos.
- Relações Contraditórias entre a Expansão da Infraestrutura e Superestrutura
A Infraestrutura é a base econômica de uma sociedade, ou seja, pela unidade das forças produtivas e das relações de produção, já a superestrutura seria formada por dois níveis: o nível jurídico, composto pelo direito e Estado, e o nível ideológico, constituído por diferentes ideologias religiosas, morais, jurídicas, políticas, etc. A infraestrutura seria a base que determina toda a estrutura social, suportando e constituindo a superestrutura, criando aí uma contradição marxista no qual um edifício onde a base econômica de uma sociedade institui e define os outros andares que a compõem, isto é, a superestrutura (direito, religião, educação, filosofia e etc).
Segundo Marx, todas essas relações são contraditórias e conflituosas, ou seja, historicamente dinâmicas e mutáveis, não existindo nada estático."E, igualmente dinâmicas