Relatorios
Departamento de Ciências da Saúde
Curso de Farmácia
Disciplina: Química Analítica Clássica II
“Determinação do teor de NaOH em amostra de soda comercial”
Alunos:
Ana Melissa Rambo Heck
Guilherme Delgado Scherner
Thaís Carine Ruaro
Professor: Ivan Casagrande
Santo Ângelo, 09 de maio de 2013.
1 – OBJETIVO Esta técnica tem como objetivo determinar o teor de hidróxido de sódio (NaOH) em amostra de soda comercial.
2 – INTRODUÇÃO
A soda cáustica é, nas condições ambientes, um sólido branco bastante higroscópico (absorve a água presente no ar), por isso ela não é um composto 100% puro, pois além de absorver água também pode absorver impurezas do ar como CO2, formando então o Na2CO3.
Propriedades Físico-Químicas * Estado Físico: Sólido higroscópico * Cor: Branco leitoso * Odor: Inodoro * Temperatura de fusão: 322°C * Temperatura de ebulição: 1388°C * Densidade específica: 2,13 g/cm³ * Combustível: Não
Utilização * Tratamento de efluentes (resíduos), através da mudança de pH; * Tratamento de celulose; * Detergentes e sabões; * Borrachas remanufaturadas; * Catalisador de hidrólise de nitrilas, ésteres e cloretos de acila; * Fabricação de vidros opacos; * Indústria alimentícia (correção de pH).
Os principais usos da Soda Cáustica (hidróxido de sódio) são na fabricação de papel, sabões, usada na refinação de petróleo e produtos de petróleo, na regeneração de borracha “velha”, entre outros. Outros aproveitamentos incluem o tratamento de água, alimentos, têxteis, processamento de metais, mineração, fabricação de vidro e outros.
Devido a sua reatividade a soda é caracterizada como uma base forte, sendo assim utilizada também para neutralizar ácidos fortes e alcalinizar meios reacionais mesmo em poucas concentrações.
Toxicologia * Ingestão: Pode causar graves queimaduras e perfurações