desigualdade social
CURSO
Síntese: Desigualdade social, desigualdade educacional.
Cidade 2014
Nome do aluno
Desigualdade social, desigualdade educacional
Atividade apresentada a disciplina sociologia como requisito de avaliação parcial do curso ....... sob..........
Cidade 2014
A desigualdade social, Desigualdade educacional.
Duas tendências teórico-sociologicas tentam explicar a desigualdade social e suas implicações na educação. Existe desigualdade porque as pessoas não têm acesso à educação ou é o contrario a desigualdade não permite esse acesso igual a todos a educação.
Uma das tendências que tentam explicar esse fenômeno é de Émile Dunkhein, orientada pela perspectiva funcionalista tendo como base o mau funcionamento da sociedade moderna capitalista, que com suas leis não garantem nem permitem um acesso a educação dificultando um nivelamento entre os desiguais, o tornando menos participativo e capaz de influenciar em nas idéias de seu meio podendo assim não se favorece do conhecimento de seus direito estes conceito é o de estratificação social dividindo educação em grupos diferenciados.
O outro conceito é o histórico-estrutural tendo como expoente Karl Max, economista e cientista político que partiu do conceito de dois pensadores Rousseau e Hegel, a abordagem como um fenômeno da sociedade capitalista moderna que manifesta pela propriedade privada e meia de produção, dessa forma a diferença entre ricos e pobres se deriva de que os ricos detém o propriedade privada e os pobres apenas a venda de força de trabalho,sendo assim um cidadão instruído sobre diversos conhecimentos não seria interessante para classe que detém o poder então uma classe poderosa influenciaria no poder de mando definiria o perfil de valores e ideológicas a serem oferecidos e seguidos por toda a sociedade os tornando alienados e conseqüentemente dominados. Desta forma a educação será