Tcd organização de sistemas diferenciados
ONG’S
A importância das Organizações Não Governamentais (ONG´s) nos dias atuais é indiscutível. Mas muitas delas têm seu poder de ação limitado e até têm sua sobrevivência ameaçada pelo fato de não despertarem para a necessidade de um trabalho de comunicação estratégica. Enquanto muitas ONG´s ainda consideram a comunicação como um luxo, algumas já despertaram para a sua necessidade, estão se beneficiando deste instrumento e se tornando cada vez mais sólidas e atuantes.
O primeiro desafio da comunicação nas ONG´s é revelar à sociedade a real face dessas instituições, que há muito tempo deixaram para trás seu caráter assistencialista, mas ainda continuam no imaginário da maioria da sociedade como tal. Não devemos perder de vista, no entanto, que algumas ONG`s continuam com o perfil assistencialista, mas são poucas, e estas vem perdendo cada vez mais força diante da abrangência de atuação das que já estão com perfil voltado às necessidades atuais da sociedade.
É justamente para mostrar esse novo perfil que é necessário um intenso trabalho de comunicação por parte de cada ONG. Mas afinal, qual o objetivo das ONG´s na sociedade de hoje? Duas respostas se complementam nesse sentido. A primeira é a do sociólogo Herbet de Souza, o Betinho, que define a ONG como "uma entidade sem fins lucrativos, cujo objetivo fundamental é desenvolver uma sociedade democrática, isto é, uma sociedade fundada nos valores da democracia - liberdade, igualdade, diversidade, participação e solidariedade".
A segunda é de Patrícia Kay, mestre em comunicação, que trata dos objetivos das ONG`s de forma mais prática, dizendo que elas "visam a intervenção na formulação de políticas públicas, priorizando a estratégia das mudanças estruturais do país para alcançar a justiça social". Isso significa dizer, por exemplo, que uma instituição de apoio a pacientes com câncer não deve se limitar a abrigar esses pacientes em casas de apoio e doar cestas de