Óxido-redução
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Química Licenciatura
Prática N° 1:
ÓXIDO-REDUÇÃO
Bocaiúva/MG
Agosto/2011
INTRODUÇÃO O conceito de estado de oxidação surgiu devido à necessidade de se descrever as transformações que ocorrem nas reações de oxidação – redução. É uma palavra que significa originalmente combinação com oxigênio gasoso. É conveniente definir o estado de oxidação de espécies monoatômicas como sendo o número atômico menos o número total de elétrons ou, simplesmente, como a carga do átomo. Reações nas quais ocorre transferência de elétrons de uma espécie para a outra são chamadas reações de óxido-redução ou redox. Se uma espécie perde elétrons, esta está sofrendo uma oxidação logo, outra espécie recebe esses elétrons, sofrendo assim, uma redução. Quando uma substância é oxidada, o número de oxidação aumenta (torna-se mais positivo), pois elétrons são perdidos. E quando uma substância é reduzida, o número de oxidação diminui (torna-se mais negativo), pois elétrons são ganhos. Exemplos:
Mg(S) ( Mg2+ + 2e- com os íons do Magnésio ocorreu: oxidação (aumento do nox de 0 para +2). Cu+2(aq) + 2e- ( Cu(s) com os íons de Cu+2 ocorreu: redução (diminuição do nox de +2 para 0).
Na reação redox, alguma espécie ou substância que ganha elétron é chamada de agente oxidante (provoca a oxidação de outra substância), e aquela que perde, agente redutor (provoca a redução de outra espécie). Elétrons são sempre transferidos do agente redutor para o agente oxidante. Logo, uma oxidação vem sempre acompanhada de uma redução. E a equação global é a soma da semi-equação de oxidação com a semi-equação de redução. Mg(s) ( Mg+2(aq) + 2 Mg = agente redutor Cu+2(aq) + 2e- ( Cu(s) Cu+2 = agente oxidante ________________________ Mg(s) + Cu+2(aq) ( Mg+2(aq) +