Estudos disciplinares i - texto humanização
O poema “O homem, as viagens”, se refere à análise interior que todos devem fazer, e reflete sobre o que deseja e o que tem para oferecer ao próximo, trata-se de uma troca de experiência, de solidariedade consolidada através de diálogos, o poder que o homem tem de se comunicar. Neste contexto, tal troca torna-se uma ferramenta, quando se trata da Política Nacional “Humaniza SUS”, que tem o objetivo de melhorar a saúde, a fim de transformar as ações dos indivíduos mais humanas.
Drummond mostra em seu poema como é difícil para o homem enxergar si mesmo, seus defeitos, qualidades, e o que é certo e errado, porque o homem contemporâneo está fragmentado, devido a seus anseios egoístas, tendendo a pensar somente em si próprio, com medo de experimentar, ajudar, e de se humanizar, o que dá sentido ao con-viver separado.
A Política Nacional “Humaniza SUS” pretende implantar processos mais humanos nos serviços de saúde, fundamentado no respeitar as especificidades de cada instituição, preocupa-se em estimular a cooperação entre as mesmas pela troca de experiências, visando qualificar os serviços públicos de saúde, estabelecendo comunicação, respeito, e solidariedade. Isto é relevante porque vivemos numa era tecnológica que tem pontos positivos, porém nos despersonaliza nos tornando frios e calculistas, este fato deve-se à objetividade da ciência, onde todos os atos são técnicos, e a saúde trata-se apenas de preenchimento de fichas e exames técnicos.
Um profissional torna-se humano através de pequenas atitudes, tais como ouvir o paciente não somente sobre os problemas de saúde, mas com outras informações que ele tem para oferecer. A tecnologia é benéfica, mas tem que agir concomitantemente ao relacionamento respeitoso entre o profissional de saúde e o usuário, estes dois instrumentos usados separadamente trará apenas prejuízo.
Ambos os textos preocupam-se com a humanização. O poema de Drummond quer que o homem descubra o ser humano que existe nele, através de