Síndromes e Transtornos
Introdução:
Desde o inicio do século, já havia preocupação em entender por que certas crianças tinham dificuldade em aprender nos últimos anos, o acesso a escola tornou-se universal e, consequentemente, as queixas de mau desempenho escolar e dificuldade em aprender aumentaram nos consultórios médicos.
O (MDE) mau desempenho escolar pode ser como rendimento escolar abaixo do esperado para determinada idade, habilidade cognitiva e escolaridade. Diante de uma criança com (MDE), é fundamental buscar a causa e, consequentemente, traçar o melhor tratamento para cada indivíduo. As causas são variadas, destacando-se dois grupos: fatores extrínsecos (ambientais) ou intrínsecos (individuais).
Neste contexto é importante a distinção entre dificuldade escolar (DE) e transtorno de aprendizagem (TA). A (DE) relaciona-se com problemas pedagógicos e/ou sociocultural não há qualquer desenvolvimento orgânico. O (TA) relaciona-se com problemas na aquisição de desenvolvimento de funções cerebrais envolvidas no ato de aprender, tais como dislexia, discalculia e transtorno de escrita, além dos transtornos de déficit de atenção, hiperatividade (TDAH) e transtorno de desenvolvimento de coordenação (TCD). Todas essas condições têm bases neurobiológicas.
O MDE pode ter mais de uma causa, sendo com uma confluência de fatores (ex: filhos de mães alcoolistas expostos ao álcool durante a gestação em meio sociocultural pouco favorável.)
Transtornos e Síndromes
1- Transtorno Desafiador o Opositor;
2- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDH);
Transtornos de Aprendizagem são específicos em:
3- Leitura (Dislexia)
4- Em escrita (disgrafia e disortografia)
5- E em Matemática (Discalculia)
6- Transtorno Opositivo-Desafiador;
7- Transtorno de Conduta;
8- Transtorno de Ansiedade;
9- Transtorno de Humor Bipolar;
10- Transtorno de Asperger;
11- Transtorno Obsessivo-Compulsivo;
12- Transtorno de