Tccs sobre o sistema penitenciário
RESSOCIALIZAÇÃO DOS PRESIDIÁRIOS
Mayara Ferrazoli1
Maria Dvanil D’Avilla Calobrizi2
1 INTRODUÇÃO
O Trabalho do Assistente Social X a ressocialização dos presidiários, é o tema que está sendo pesquisado neste trabalho científico, sendo que o problema abordado será “o trabalho desenvolvido na penitenciária pelo Serviço Social favorece a ressocialização dos presos?”. Onde há a hipótese de que dentro das penitenciárias são desenvolvidas várias atividades para que quando o preso adquira liberdade não volte a cometer infrações, porém, nem sempre é o que vemos. Nesse sentido, cremos que ainda seriam necessárias outras intervenções, visto que, as existentes não estão atingindo plenamente seus objetivos.
O motivo que levou a aluna a criar essa hipótese foi de que há muita reincidência de presos, onde esse número ao invés de crescer deveria diminuir, mas não é isso que presenciamos no nosso cotidiano, por esse motivo, houve o interesse pelo tema.
Salientamos que para nos aproximarmos de dados mais concretos sobre o trabalho desenvolvido pelos assistentes sociais no sistema prisional nos baseamos em monografias que trataram sobre o tema nas unidades prisionais de Bauru.
2 JUSTIFICATIVA
A aluna fará um estudo sobre a ressocialização dos presidiários e inserção na sociedade após adquirirem liberdade.
1
2
Discente da Instituição Toledo de Ensino de Bauru
Orientadora
As reincidências de presidiários têm sido muito intensas nos últimos anos, merecendo, assim, uma atenção especial.
A importância de estudar o Serviço Social junto à ressocialização dos presos surge, pois o trabalho existe, mas mesmo assim ainda há muitos casos de reincidência.
Por isso a importância de pesquisar e verificar o motivo pelo qual ocorrem essas reincidências apesar de todo um trabalho realizado dentro dos presídios. 3 OBJETIVOS
Geral: Revelar se o trabalho do Assistente Social dentro da prisão contribui para a