TCC P S
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE
DISFUNÇÕES TÔNICAS EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
INTELECTUAL:
BENEFÍCIOS DA ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA
CARLOS HENRIQUE ARRUDA NAVEIRO
São Paulo
2012
CARLOS HENRIQUE ARRUDA NAVEIRO
DISFUNÇÕES TÔNICAS EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
INTELECTUAL:
BENEFÍCIOS DA ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA
Monografia apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicomotricidade das Faculdades Metropolitanas Unidas FMU como exigência final para obtenção do título de Especialista em Psicomotricidade.
São Paulo
2012
À minha amada esposa Ariane, pela dedicação, pelo acolhimento e pelo tempo dedicado a mim, durante mais esta importante etapa de minha vida.
AGRADECIMENTOS
A meus queridos pais que, mesmo a distância, ofereceram o carinho e o apoio necessário para a conclusão de mais este ciclo.
A meus lindos sobrinhos Lucas e João Pedro que tanto alegram nossas vidas.
A todos os professores. Em especial a Nádia e Janice pelo incentivo a esta pesquisa e por nos apresentarem o “abraço psicomotor”.
Aos colegas de curso pela constante troca de experiências.
Aos queridos usuários e colegas da Avape que proporcionaram aprendizado e inspiração para este trabalho.
A Deus que me ofereceu saúde e força para conclusão de mais esta etapa.
RESUMO
O foco principal deste estudo é analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, os possíveis benefícios que uma estimulação psicomotora pode proporcionar aos casos de hipotonia e hipertonia disfuncionais em pessoas com deficiência intelectual.
Foram consultadas referências da área da psicomotricidade e da deficiência intelectual e realizado um estudo correlacional entre elas. Tem por objetivo demonstrar como a psicomotricidade, através de sua abordagem pedagógica, pode oferecer atividades, dentro do âmbito educacional, que melhorem uma condição específica da motricidade e, por consequência, favoreçam a educação e a reeducação de aspectos motores, cognitivos e afetivos. Para tanto, o