Territ Rio F Sico Do Brasil
O Brasil, é o quinto maior país em área, ocupa cerca de 47% da América do Sul. Apresenta grande variedade vegetal, mas pouca variação climática, devido à maior parte de seu território estar na zona intertropical.
O relevo é antigo e apresenta altitudes modestas. Por se encontrar no meio da placa tectônica Sul-Americana, longe das regiões de encontro de placas, não possui dobramentos modernos em seu território (por isso as altitudes são baixas). Também não possui vulcões nem abalos sísmicos. Bacias sedimentares (como a do rio Amazonas) cobrem cerca de 58% do território. Há também, em 36% do Brasil, escudos cristalinos - estruturas marcadas pela ocorrência de grandes jazidas de minerais metálicos, como a de Serra de Carajás, e de um relevo aplainado, como os mares de morros do Sudeste e os chapadões no Nordeste. No restante do território, aparecem os derramamentos basálticos, áreas que sofrem vulcanismo e foram cobertas por material magmático que se decompôs e deu origem à fértil terra roxa.
O Clima de forma geral é quente e úmido, com exceção do sul (subtropical menos úmido e mais frio). As regiões próximas à linha do Equador registram variações do clima equatorial (como o úmido e o superúmido). Nas regiões restantes, há variações de clima tropical - como o tropical de altitude, o tropical típico e o tropical continental. Recursos naturais: grandes formações vegetais, como a floresta amazônica, propiciam grande variedade de produtos a explorar para diversos fins: da madeira aos frutos, da alimentação familiar à indústria cosmética e médica. Recursos minerais também são numerosos e muito importantes economicamente, com destaque para o petróleo, ferro, manganês e água, tendo o Brasil as maiores reservas desses produtos.