tcc p s 2 1
A colheita da cana-de-açúcar pode ser dividida em três tipos manual (é realizada a queimada do canavial, para reduzir a folhagem e diminuir o risco de acidente com animais peçonhentos. A partir daí, os trabalhadores cortam a cana com facões e vão fazendo feixes para a medição da produtividade; mecanizada e com equipamentos de auxílio à colheita (em fase de implementação no Brasil). A produção da cana-de-açúcar no Brasil é de grande importância para a economia brasileira situadas em várias regiões do Brasil. Souza concorda que o Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar com os menores custos de produção; também acrescenta que é o maior exportador do produto.
É importante ressaltar os fatores que estão relacionados à saúde dos trabalhadores, como poluição do meio ambiente (a liberação do carbono pela queimada afeta a saúde humana), ou seja, aspectos ambientais, fisiológicos e relacionados à organização. Segundo Novaes JR; Os movimentos repetitivos e seqüenciais realizados pelos trabalhadores favorecem o aparecimento de doenças do trabalho como: dores no corpo, tendinites, bursites e problemas de coluna. As câimbras também aparecem com muita freqüência nos trabalhadores. Ela começa a surgir nas mãos, travando-as, a dor é grande e geralmente, a câimbra acontece durante a tarde, quando o cansaço é maior das mãos ela passa para as pernas até tomar o corpo todo. A cada minuto que passa, a câimbra vai aumentando e se houver demora no atendimento o trabalhador pode morrer.
Com a modernização da cultura da cana-de-açúcar ocorreu algumas modificações nas práticas agrícolas, sendo na carga horária e nos efeitos sobre a saúde do trabalhado. Segundo Alessi e Navarro (...) pode-se afirmar que a mecanização do corte da cana-de-açúcar agrava ainda mais as condições de vida, trabalho e de saúde dos trabalhadores que se dedicam a essa atividade. Considerando que as lavouras sujeitas à mecanização são aquelas situadas em áreas de solo regular, onde a cana se encontra em