Taylorismo
Questões sobre o texto “Um Século de Taylorismo”
1- O Taylorismo se desenvolveu no contexto norte-americano da virada do século XX, século do surgimento do progressivismo, onde a América deveria ser tratada como uma sociedade com problemas flexíveis, em que se houvesse um trabalho conjunto poderia ser criada uma sociedade melhor. Contribuíram também o processo de racionalização da sociedade deflagrado pela Revolução Industrial, a preocupação de Roosevelt com a “eficiência nacional” e a emergência do consumo em massa.
2- Os princípios são:
Princípio do Planejamento: substituir o critério individual do operário, a improvisação e o empirismo.
Princípio da preparação dos trabalhadores: selecionar os trabalhadores de acordo com suas aptidões, prepará-los e treiná-los.
Princípio do Controle: controlar o trabalho para se certificar que o mesmo está sendo executado de acordo com o método estabelecido.
Princípio da Execução: distribuir as atribuições e as responsabilidades.
3- Nos escritórios, por meio da área de Organização e Métodos, em que o trabalho era organizado em organogramas e fluxogramas; na automação dos bancos, dividindo as tarefas entre os agentes “informáticos” e os “comerciais”; nos “escritórios-fábrica”, onde a especialização das tarefas era definida com base em rotinas estruturadas; no ramo de varejo, com refeições altamente padronizadas e gerenciamento de planejamentos de maneira minuciosa; na aera de serviços, os hospitais programam todo o fluxo de atendimento; escolas e universidade começaram a formar alunos a partir de padronização de currículos, conteúdos e métodos.
4- Não. O Taylorismo é um modelo de produção eficaz e eficiente, mas deve-se buscar meios para que os trabalhadores não se tornem alienados e nem se sintam infeliz no emprego.