Taxonomia e sistemática
Nome científico: Loxodonta africana.
Nome popular: Elefante africano.
Classificação taxonômica:
REINO: Animalia.
FILO: Chordata.
SUBFILO: Vertebrata.
CLASSE: Mammalia.
ORDEM: Proboscidea.
FAMÍLIA: Elephantidae.
SUBFAMÍLIA: Elephantinae.
GÊNERO: Loxodonta.
ESPÉCIES: Loxodonta africana (vive nas savanas da África) Elephas maximus (vive na Ásia) Loxodonta cyclotis (vive nas florestas da África)
ÁRVORE FILOGENÉTICA OU PARENTESCO EVOLUTIVO:
O membro mais antigo conhecido da ordem Proboscidea são os Moeritheres. Eles eram criaturas do tamanho de um porco, que viveram no norte da África entre 55 e 60 milhões de anos atrás. Um pouco mais tarde, os Palaeomastodons, que existiam entre 40 e 25 milhões anos atrás ramificaram-se e foram os primeiros descendentes da linhagem que permitem às três espécies presentes hoje em dia dos elefantes. Curiosamente, o mamute, elefante asiático, e o elefante Africano originaram-se na África. Foi só o elefante Africano que acabou ficando e evoluindo para o animal que conhecemos hoje apenas na África. O peixe-boi, dugongos e hyraxes são os parentes vivos mais próximos dos elefantes de hoje, apesar da diferença de tamanho e habitat.
HABITAT:
De acordo com a subespécie, pode ocorrer uma variação de habitats, como florestas, campos, savanas, regiões montanhosas e desertos. Na África, o habitat dos elefantes são os territórios do Quênia, Tânzania e Uganda. Vivem em regiões de florestas e nas savanas.
CURIOSIDADES:
• Os elefantes indianos são menores do que os africanos;
• Um elefante adulto pode pesar de 3 a 5 toneladas;
• É o maior animal terrestre do mundo;
• Possuem presas de marfim na boca;
• São animais herbívoros, ou seja, alimentam-se de folhas de árvores, ervas, raízes, frutos e de gramas;
• Um animal adulto ingere, em média, 100 kilos de alimento por dia;
• Por volta de 70