Taxonomia sistematica
Como dito anteriormente, a parte da Biologia responsável pela nomenclatura e classificação dos seres vivos é chamada de taxonomia. O professor e médico sueco Carl Von Linné foi importante na definição desse sistema, em 1735, descrevendo o livro Systema Naturae. Ele acreditava que os seres vivos foram formados por uma divindade e desde a criação do mundo, o número de espécies que surgiram no planeta era contínua.
Taxonomia de Lineu
O método de classificação dos seres vivos foi proposto por Carl Von Linné, no português, Lineu. Ele era um médico e botânico sueco que reuniu os seres vivos em cinco grupos taxonômicos: reino, classe, ordem, gênero e espécie. Após sua classificação, foram acrescentados mais outros dois grupos: Filo ou Divisão e Família.
As espécies semelhantes se agrupam no mesmo gênero. Gêneros semelhantes são agrupados em uma mesma família. Famílias semelhantes são agrupadas numa mesma ordem, que são agrupadas em classes, depois em mesmos filos ou divisões e, por último, em reinos.
A partir do sistema de Lineu, modificações foram feitas. Os sistemas atuais, com base no parentesco evolutivo entre espécies, procuram testar hipóteses e construir a filogenia ou filogênese, que seria estabelecer as principais linhas de evolução dos grupos e não acreditavam na ideia de que as espécies eram imutáveis.
A área que estuda a taxonomia e a filogenia é chamada de Sistemática
Conhecendo um pouco da Sistemática
De acordo com as teorias evolutivas, as espécies foram definidas como:
“Espécie é um agrupamento de populações naturais, realmente ou potencialmente intercruzantes, produzindo descendentes férteis e reprodutivamente isolados de outros grupos de organismo”.
Esse conceito é aceito para os organismos de reprodução sexuada e ele significa que