Taxonomia Sistemática
Por que Classificar ?
Organizar os seres vivos agrupando por categorias de acordo com um determinado critério facilita a homogeneizar os trabalhos desenvolvidos pelos biólogos. O que é um critério?
É um modo de apreciação ou um conjunto de características.
Toda a classificação é feita com base em um ou mais critérios. No caso dos seres vivos os critérios utilizados alteraram-se ao longo do tempo.
O ramo da Biologia que se ocupa da classificação e nomenclatura dos seres vivos designa-se Taxonomia ( taxi/nomos = “dispor segundo uma lei ou um princípio”).
Identificar
Tornar idêntico/ reconhecer como idêntico Descrição
Fazer a relação pormenorizada Classificação
Taxonomia
Nomenclatura
Dar um nome
Distribuir em classes, ordenar
Nos tempos mais remotos, o Homem já sentia a necessidade de classificar os seres vivos, entretanto esta classificação era feita tendo como base satisfazer as suas necessidades básicas como defesa e a alimentação.
Animais venenosos
Animais não venenosos
Estes Sistemas de Classificação são chamados de Práticos.
Os primeiros Sistemas de Classificação dos seres vivos foram baseados nas características estruturais e assim, eram agrupados de acordo com as suas semelhanças e diferenças.
Sistemas de Classificação baseados nas características estruturais dos seres vivos são denominados Racionais.
Os
Aristóteles (384 - 322 a.C.) criou o primeiro Sistema de Classificação desse tipo: dividia os seres vivos em plantas e em animais. Sendo que os animais eram classificados da seguinte forma:
Enaima
Sangue vermelho; vivíparos ou ovíparos (=vertebrados)
Anaima
Sem sangue vermelho; vivíparos ou vermíparos, de geração espontânea ou por
gemulação