Questoes de Anatomia Humana
1) O acesso mais seguro ao líquido cerebroespinal consiste em entrar na cisterna lombar do espaço subaracnóideo na linha mediana, bem abaixo do nível no qual a medula espinal normalmente termina, por um procedimento conhecido como punção lombar.
Durante a punção lombar, os ligamento que são perfurados são:
a) Ligamento longitudinal posterior, ligamento amarelo e ligamento longitudinal anterior. b) Ligamento supraespinal, ligaemento interespinal e ligamento intertransversário.
c) Ligamento amarelo, ligamento supraespinal e ligamento interespinal.
d) Ligamento interespinal, ligamento intertransversário e ligamento longitudinal posterior. e) Ligamento intertransversário, ligamento longitudinal anterior e ligamento amarelo. Resposta: c) Ligamento amarelo, ligamento supraespinal e ligamento interespinal.
Durante a punção lombar, diversos tecidos que são perfurados devem ser anestesiados, incluindo o tecido adiposo subcutâneo, os ligamentos supraespinal, interespinal e até o ligamento amarelo propriamente dito.
Referencia bibliográfica: Anatomia – A base anatômica da prática clínica. Henry
Gray. 40ª edição. Página 760.
2) Um paciente que apresenta uma fratura no colo cirúrgico do úmero relata perda sensitiva na face externa do braço e dificuldade na abdução do braço. O que pode ter causado essa conseqüência:
a) Lesão do nervo radial.
b) Lesão do nervo axilar.
c) Lesão do músculo deltóide.
d) Lesão do nervo musculocutâneo.
e) Lesão do nervo cutâneo medial do braço.
Resposta: b) Lesão do nervo axilar. Nessas lesões se observa fraqueza e atrofia do músculo deltóide, que geralmente é evidente clinicamente, e uma região de perda de sensibilidade na face externa do braço. Isto pode ser diferenciado de uma lesão da raiz C5 ao encontrarmos função normal na distribuição do nervo supraescapular. Referencia bibliográfica: Anatomia – A base anatômica da prática clínica. Henry
Gray. 40ª edição. Página