SISTEMATICA E TAXONOMIA
Introdução: página 1
Sistemática e Evolução das classificações biológicas x Evolução Cientifica: página 2
Sistemas de Classificação: Critérios, Vantagens e Limitações: página 3
Importância da Hierarquia e regras de nomenclatura: página 4
Critérios atualmente usados na classificação dos Seres Vivos e A Classificação de Whittaker: página 5
Conclusão e Bibliografia: página 6
Introdução:
Das bactérias às leveduras, aos fetos, às flores, às aves, ao próprio Homem, todas as formas de vida exibem a sua diversidade. A beleza e ‘sedução’ dessas formas, cores e estruturas têm sido o chamariz para o conhecimento do mundo em que vivemos. E quanto mais estudado, mais necessidade sentimos de continuar a procurar e a desvendar os mistérios da Natureza.
No trabalho a seguir podemos entender uma parte primordial da Biologia e compreender um pouco melhor até mesmo a nossa existência.
Este trabalho baseia-se, essencialmente, na Sistemática e na classificação e divisão dos seres vivos em reinos, que implica a investigação de outras ciências, como a taxonomia, e que por sua vez, implica a definição de critérios de distinção a nível mundial, entre a comunidade científica.
SISTEMÁTICA
Sistemática é a ciência responsável pela classificação dos seres vivos, uma vez que esta estuda as relações entre os organismos, os espécimes e a sua preservação e analisa todos os dados recolhidos noutras áreas da pesquisa biológica. Estas características da sistemática permitem-lhe um maior conhecimento e domínio para a classificação dos seres vivos.
A sistemática é também uma ciência em evolução. O primeiro sistema de classificação foi de Aristóteles no IV a.C. seguindo-se Lineu em 1758. Atualmente a sistemática usa como base a hierarquia de Lineu, podendo esta vir a ser alterada futuramente, visto que o ser humano ainda desconhece muitos seres que existem no nosso planeta, nomeadamente, nas profundezas dos oceanos. Além disso, como a sistemática estuda o modo