Paper Leandro Academico Juliano
JULIANO JOSÉ DE ALMEIDA
O PAPEL DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DE LEITORES
GUARAPUVA
2014
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
FACULDADE GUAIRACÁ
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
O PAPEL DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DE LEITORES
Paper a ser entregue pelo acadêmico: JULIANO
JOSÉ DE ALMEIDA como requisito parcial para obtenção de título no Curso de Licenciatura em
Pedagogia, da Faculdade Guairacá.
3° Período de Pedagogia Licenciatura.
GUARAPUAVA
2014
O papel do professor na formação de leitores
Resumo
Este trabalho apresenta a importância do papel do professor e de outros mediadores da leitura, na formação dos leitores, nas varias faixas etárias de crianças e adultos. É destacada a importância da leitura e escrita no processo de ensino aprendizagem, e seus benefícios no desenvolvimento do aluno.
Sabemos que ler e escrever são elementos básicos da civilidade. A valorização de livros, da literatura, da aplicação dos espaços de leitura, dos projetos de leitura são realidades e preocupação dos professores que vemos nas escolas. O objetivo do trabalho, e criar as oportunidades para que alunos e professores interajam com os livros e os textos literários como um todo.
Palavras Chaves; mediadores. Leitores. Livros.
Introdução
O conhecimento acumulado pelo ser humano ao longo da evolução e adquirido através da leitura. Para ter uma boa leitura e um bom vocabulário, ir à escola, cumprir horários, usar o livro didático, ler alguns livros não bastão. A dificuldade da interpretação de leitura é uma realidade para a maioria das pessoas na sociedade. Mesmo que o professor, enquanto mediador instigue seus alunos a lerem, muitos ainda se encontram desacreditados e vão para a escola, onde são obrigados a ler sem nenhuma motivação, por parte dos professores.
Diante do exposto acima se questiona: Porque existe tanta dificuldade de leitura e interpretação por parte dos professores e alunos? O que o professor, enquanto mediador da leitura deve fazer para despertar o gosto pela