Fios e agulhas usados em suturas
Enfermagem em Centro Cirúrgico
Fios e agulhas utilizados em sutura
Grupo 5
Caroline Cristina Soares Rossi
Fabíola Daiane Alves Magalhães
Felipe Augusto Rodrigues Perez
Nádia Graziele de Almeida
Priscila Aparecida Caetano da Silva
Vanessa Mariely Felix
Introdução
Uma sutura, conhecida popularmente como pontos cirúrgicos, é um tipo de ligação usada por médicos e cirurgiões-dentistas, em especial cirurgiões, para manter unido pele, músculos, vasos sanguíneos e outros tecidos do corpo humano, após terem sido seccionados por um ferimento ou após uma cirurgia.
Para a realização da sutura, são utilizados diversos tipos de pinças ou porta-agulhas, agulhas e fios, sendo que os matérias mais utilizados serão apresentados neste trabalho.
Operações Fundamentais
Normalmente, as cirurgias possuem as seguintes operações:
Diérese: Processo de divisão de tecidos que possibilitam acesso à região a ser operada.
Exérese: Retirar parte ou totalidade de um órgão ou tecido visando a finalidade terapêutica.
Hemostasia: Toda manobra destinada a evitar ou estancar hemorragia.
Síntese: A função da síntese é facilitar as fases iniciais da cicatrização e mantendo os tecidos seccionados próximos.
Porta-agulhas:
É um instrumento cirúrgico usado para segurar uma agulha enquanto é feita a sutura de tecidos em cirurgias. Este artigo sobre Cirurgia é um esboço.
Mayo-Hegar:
O porta agulhas de Mayo-Hegar é semelhante às pinças hemostáticas clássicas, é preso aos dedos pelos anéis presentes em suas hastes e possui cremalheira para travamento, em pressão progressiva. Porém a sua parte prensora é mais curta, mais larga e na sua parte interna as ranhuras formam um reticulado com uma fenda central, no sentido longitudinal. São artifícios para aumentar a sua eficiência na imobilização da agulha durante a sutura, impedindo sua rotação quando a força é aplicada. Se os ramos prensores forem revestidos de metal duro (tungstênio) não apresentarão fenda