Fios de sutura
Fios de Sutura ou Fios Cirúrgicos são materiais implantáveis, de apoio médico-hospitalar destinados à contenção ou fixação de estruturas orgânicas ou elementos usados em cirurgia através de sutura e nós, com a finalidade de unir as bordas dos ferimentos provocados cirúrgica ou traumaticamente, objetivando permitir o processo fisiológico de cicatrização.
Sempre importante lembrar que todos os fios de sutura são vistos como corpos estranhos em nosso organismo, assim irão produzir um tipo de reação local. Porém, existem particularidades de cada fio e, desta forma, alguns causam maior reação e outros menor reação.
A escolha do fio cirúrgico para cada situação depende das características físicas e biológicas de cada fio. As características usadas para a escolha do fio ideal são:
- Deve manter a tensão de estiramento até servir ao seu propósito.
- Não ser eletrolítico.
- Não capilar e monofilamentoso.
- Não provocar reações alérgicas e não ser carcinogênico.
- Ser confortável ao usar, ter boa segurança nos nós.
- Provocar mínimas reações teciduais.
- Se for absorvível, ter sua absorção previsível.
- Se for não absorvível, ter seu encapsulado sem complicações.
- Passível de ser esterilizado e ser barato.
São classificados:
Quanto à estrutura
- Monofilamentar: constituído de um único filamento, sendo menos maleáveis do que os multifilamentares. Apresentam menor potencial para o desenvolvimento de infecções.
Podem ser enfraquecidos pela pinça cirúrgica ou outros instrumentos, exigindo manipulação mais cuidadosa.
* Categute Simples e cromado
* Nylon
*Aço inoxidável
* Polipropileno
* Polidioxinanone
- Multifilamentar: contém várias fibras trançadas ou intercaladas compondo um único fio, levando a uma maior flexibilidade e mais fácil manuseio
São mais traumatizantes e ásperos ao passarem através dos tecidos, levando a maior arrasto tecidual. Tendem a ser mais vulneráveis à força de cisalhamento e desse modo mais