Fios de sutura
Os fios são geralmente classificados em dois grandes grupos: absorvíveis e não absorvíveis.
Fios absorvíveis: são aqueles que sofrem degradação e rapidamente perdem sua tensão de estiramento em 60 dias.
Fios não absorvíveis: são aqueles que retêm a força de tensão por mais de 60 dias.
Os fios ainda podem ser classificados como naturais e sintéticos. Dentro dos materiais naturais absorvíveis tem-se o categute cirúrgico e o colágeno.
Material sintético absorvível é o ácido poliglicólico (Dexon), poliglactina 910 (Vycril) e Maxon.
Nas fibras naturais não absorvíveis (incluindo os metais), tem-se a seda, algodão e o tântalo.
Materiais sintéticos não absorvíveis incluem:Poliamidas (náilon, caprolactam polimerizado); Poliéster; Novafil; Plásticos poliolefino (polipropileno epolietileno); Polibutester.
SUTURAS ABSORVÍVEIS DE ORIGEM ANIMAL
Categute
É preparado tanto da submucosa do intestino delgado de ovinos ou da camada serosa do intestino delgado de bovinos. Teve seu nome originariamente dito por ser espichado como uma corda, porém mais tarde foi mudado para gato jovem
A absorção do categute após seu implante obedece a um mecanismo de duas partes: primeiro a perda da tensão de estiramento resulta na separação molecular por ação de ácidos hidrolíticos e atividades colagenolítica; segundo, a digestão e absorção são feitos por enzimas proteolíticas que ocorre tardiamente.
Devido a sua composição de colágeno, o categute estimula uma significante reação tipo corpo estranho nos tecidos. O categute possui uma grande variação na absorção e na perda da tensão superficial, o que o coloca em posição de inferioridade quando comparado com os fios sintéticos absorvíveis.
Uma absorção prematura acontece quando o categute é exposto às secreções ácidas (pepsina) do estômago, ambiente infectado, ou tecidos muito vascularizados.
Sua absorção também é acelerada em pacientes com deficiência protéica. A diferença em diâmetro tem pouca influencia no