Física em engenharia
Aplicações da física na Engenharia
Civil
Amanda Cristina
Juliana Lobo
Kelly Rayane
Thaynara Martins
GOIANÁPOLIS-GO
2013
Amanda Cristina
Juliana Lobo
Kelly Rayane
Thaynara Martins
Aplicações da física na Engenharia
Civil
Trabalho desenvolvido na matéria de física como parte da avaliação referente ao bimestre.
Professor: Gustavo
GOIANÁPOLIS-GO
2013
FÍSICA APLICADA À ENGENHARIA CIVIL
A física é a mais básica das ciências, aborta o comportamento e estrutura da matéria. Esta área tão abrangente divide-se em áreas do conhecimento que estudam o movimento, os sólidos, os fluidos, os gases, o calor, o som, a luz, a eletricidade, o magnetismo, a relatividade, a estrutura atômica, a radiatividade, a física de partículas e a astrofísica entre outros. Na aplicação à engenharia civil abordamos apenas alguns tópicos relacionados com o movimento, sólidos e fluidos, dos quais se destacam:
Grandeza física e sistemas de unidades: Estas noções são fundamentais para quantificar as variáveis envolvidas nos diversos problemas e resolver. Para o Engenheiro Civil é fundamental ter uma noção das grandezas com que lida, saber o que significam e o que valem as unidade utilizadas para quantificá-las e com a experiência adquirir sensibilidade para os valores da unidade e associar esses valores com a sua materialização na realidade.
Cinemática: Aborta-se o estudo do movimento em 1D e 2D, esta análise permite estabelecer cálculos sobre trajetória, velocidade, tempos de viagem, tempos de queda de um corpo em queda livre.
Estáticas das partículas no plano: A estática é um caso particular do movimento (dinâmica), situação em que as forças aplicadas se equilibram. Neste capítulo utiliza-se o cálculo vetorial para o cálculo de situações de equilíbrio aplicado a casos reais com que o engenheiro civil se pode debater.
Centros de gravidade: O cálculo do centro de gravidade de uma