fisica aplicada a engenharia civil
A física, considerada como sendo a mais básica das ciências, estuda o comportamento e a estrutura da matéria.
Com base nessas informações, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a utilização da física na engenharia civil, abordando alguns conteúdos indispensáveis a qualquer profissional do ramo da construção civil.
A física aplicada na engenharia civil, por exemplo, em construções é preciso calcular a força aplicada nas vigas, a pressão de fluidos em condutos, resistência mecânica e etc. Devemos entender a física como uma ferramenta de trabalho do engenheiro.
Existem dois tipos de ciência, a básica e a aplicada. As ciências básicas podem ser consideradas as ciências puras, os principais exemplos são a física, a química e a biologia. As ciências aplicadas sãos aquelas que o conhecimento se dá em cima de uma ciência básica, engenharia elétrica é feita em cima da física, a medicina em cima da biologia e etc.
A física é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos. Busca compreender os comportamentos naturais e gerais do mundo em nossa volta, analisando suas propriedades, descrevendo e explicando a maior parte de suas consequências. A engenharia civil lida com a construção e manutenção do ambiente físico, construindo obras como canais, barragens, estradas, pontes e edifícios.
O engenheiro civil deve acompanhar e projetar as etapas de uma construção, estudando as características do solo, dos materiais e do meio ambiente que podem influenciar na construção. A física deve fundamentar a engenharia, só com a física o engenheiro é capaz de calcular o nível de torção de uma barra de ferro ou de sua dilatação perante o calor, a quantidade de trepidação máxima de uma ponte e etc. É possível encontrar uma diversidade gigantesca de maneiras como a física é aplicada na engenharia civil.
Para o Engenheiro Civil é fundamental ter uma noção das grandezas com que lida, saber o que significam e o que